Tem como objetivo promover um espaço de confiança para melhorar a qualidade das relações com os familiares e no ambiente escolar, auxilia a busca da construção de sua própria identidade, que está em questionamento durante a adolescência.

A adolescência é uma fase marcada por transformações, aprendizados e conflitos, que nem sempre são vivenciadas de forma tranquila, já que os hormônios e a busca da própria identidade estão intensamente presentes nessa fase do desenvolvimento. Algumas vezes essas transformações entram em conflito com os familiares.

Na adolescência ocorrem novas experiências, fora do ambiente familiar, os adolescentes constituem relacionamentos com amigos, namorados, alianças ou grupos de pessoas, que podem interpretar o mundo de forma diferente dos pais, isso contribui para a constituição de sua personalidade com o objetivo de encontrar sua identidade pessoal.

A psicoterapia busca criar um espaço acolhedor para o adolescente se sentir compreendido, favorecendo a reflexão sobre as mudanças que está vivenciando e ajudar a enfrentar questões que geram mal-estar na adolescência.

A psicoterapia auxilia o adolescente a rever suas crenças, pensamentos e escolhas. Promove o autoconhecimento e seu amadurecimento, facilitando a reflexão e entendimento sobre o processo físico e emocional, melhora seu entendimento sobre suas angústias, medos, indecisões e dificuldades, ajudando na superação de seu sofrimento.

Contribui para a mudança comportamental, desenvolvendo novas perspectivas, ajuda a desenvolver a autonomia e responsabilidade sobre suas atitudes, pensamentos e sentimentos, a escolher caminhos mais saudáveis e construtivos contribuindo para chegar a vida adulta de forma mais tranquila e consciente de si mesmo, reduzindo suas inseguranças, medos e crenças negativas.

Com a orientação do psicoterapeuta os pais participam desse processo terapêutico, com a compreensão de todas essas mudanças e percebendo quanto que seus comportamentos e atitudes influenciam na vida de seus filhos. Portanto também é necessário realizar mudanças em seus comportamentos para ajudar no desenvolvimento saudável de seus filhos.

Atenção: É de responsabilidade dos pais o cuidado com a saúde física e mental do adolescente, portanto toda negligência que permeia o crescimento da puberdade colabora indiretamente para o desenvolvimento de futuras patologias e desvios de conduta na vida adulta.

Agende sua Consulta: