Psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, para identificar e avaliar aspectos específicos, comunica os resultados e são propostas soluções.

É um processo de avaliação inicial que tem como objetivo identificar e compreender a queixa e o possível distúrbio apresentado pelo paciente, fornecendo condições para o psicólogo formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas às questões levantadas.

Inicialmente ocorre a entrevista de anamnese que consiste no detalhamento sobre a história de vida do paciente, após, serão selecionados testes em função da queixa apresentada. Quando o atendimento é realizado com crianças, a entrevista será realizada com os pais, se a queixa for escolar, poderá ocorrer entrevistas com os professores ou outras pessoas significativas na vida da criança.

Dentro do processo de psicodiagnóstico são utilizados alguns tipos de testagem, como: Psicométrica, Projetiva e Observação Clínica.

Psicométrica: é a avaliação realizada através de testes psicométricos com o intuito de avaliar o raciocínio, inteligência e outras funções cognitivas. Os resultados são avaliados com muito cuidado, levando-se em consideração o momento do teste e a capacidade de transformação do ser humano.

Projetiva: consiste na utilização de instrumentos que estimulam a projeção de vivências internas na realização das tarefas propostas. O conteúdo, tanto verbal como gráfico, apresentado pelo paciente, revelam seus conflitos, preocupações e dificuldades emocionais, quando houver.

Ludoterapia: consiste em observar a criança brincar com os objetos previamente selecionados em função da queixa trazida pelos pais. É considerada a idade cronológica da criança e o que é esperado para cada idade, de acordo com a evolução normal da personalidade.

Após a entrevista de anamnese e a utilização de alguns testes é realizada a entrevista de devolução.

Através do Psicodiagnóstico, torna-se possível avaliar de forma mais precisa, qual a melhor indicação de tratamento, que pode incluir encaminhamento ao Neurologista, Psiquiatra, Fonoaudiologia, Reforço Escolar, etc.

Agende sua Consulta: