Atendimento Clínico:

Nosso espaço possui uma equipe de psicólogos e psicanalistas qualificados e dedicados para ajudar seus pacientes a conquistar uma melhor qualidade de vida.

Nossos psicólogos trabalham principalmente na abordagem Cognitiva Comportamental, porém também possuímos profissionais que trabalham em outras abordagens, como a psicanálise.


O que é Terapia Cognitivo Comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental, ou TCC, é uma abordagem terapêutica da psicologia, tem sido procurada em clínicas de psicologia, com maior frequência pois trata-se de uma psicoterapia breve, estruturada, orientada ao presente, com menor tempo de duração do tratamento, direcionada a resolver problemas atuais e a modificar os comportamentos disfuncionais através da mudança do pensamento.

O objetivo da TCC é mostrar que, o que nos afeta não são os acontecimentos, os eventos em si, mas a forma que os interpretamos.

O foco da TCC é ensinar o paciente a identificar seus pensamentos e crenças distorcidas que tem de si mesmo, dos outros e do mundo e o reflexo dessas crenças em seus comportamentos.

A função do terapeuta na TCC é promover o alívio dos sintomas do paciente, facilitar uma remissão do transtorno, ajudá-lo a resolver seus problemas mais urgentes e ensinar o uso de ferramentas para que ele esteja mais propenso a evitar a recaída.

O terapeuta foca no que é mais importante para o paciente, maximiza o uso do tempo da terapia, promove a autoterapia.

Os principais benefícios da TCC são a melhora do humor e do comportamento e o aprendizado de habilidades psicológicas úteis e duradouras.

Os princípios da TCC são:

  • Identificar o pensamento atual e seus comportamentos problemáticos;
  • Criar uma aliança terapêutica segura entre o terapeuta e o paciente;
  • Enfatizar a colaboração e a participação ativa do paciente;
  • Orientada em meta e focalizada em problemas;
  • Enfatizar os problemas atuais e também procurar entender as origens das ideias disfuncionais do passado e como afetam o presente;
  • Ensinar como os pensamentos influenciam as emoções e os comportamentos;
  • Ensinar a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais, mudando os comportamentos;
  • Utilizar uma série de técnicas e estratégias cognitivas para mudar o pensamento, humor e comportamento.